sexta-feira, 23 de julho de 2010

Rococó - O Estilo da Luz

Como os amantes das Artes sabem, e os curiosos procuram saber, durante os séculos surgem vários estilos tanto arte quanto arquitetônico. Hoje falarei de um dos meus prediletos: o Rococó, também conhecido como Estilo da Luz.
O Rococó, por expressão artística, faz parte da corrente de Arquitetura, pintura, escultura, design, literatura, música, teatro e cinema. Rococó é forma da palavra francesa rocaille, que significa concha e muitas vezes é associado a decorações e ornamentos.
Rococó é um movimento artístico Europeu, surgido na França entre o Barroco e o Arcadismo, e muitos dizem que é uma variação "profana" do Barroco, logo: o Rococó é o Barroco levado ao exagero.
Por que o Rococó é conhecido também como "O Estilo da Luz"? Simples: porque seus edifícios eram construídos com amplas aberturas e sua grande relação com o século XVIII.
Os pintores mais apreciados foram: François Boucher, Antoine Watteau e Jean-Honoré Fragonard.

Tem como suas principais características:
- cores claras
- tons patéis e douramentos
- representação da vida profana da aristocracia
- representação de alegorias
- estilo decorativo
- leveza nas construções
- unificação de espaços internos
- texturas suaves

A música não tem uma definição correta por sua complexidade, porém é caracterizada por sarabandas, gigas, minuetos e outras galanteies. Um de seus compositores é Johann Christian Bach.

Na Arquitetura veremos todas as características que deixam as construções com leveza sem igual e cores claras, o que facilita a claridade.
Interior do Palácio Real de Queluz por Husond

Na escultura:
Palácio Real de Queluz (Dezembro de 2005) por Lusitana

Na Pintura:
The Swing por Jean-Honoré Fragonard (1732 - 1806)

Nenhum comentário:

Postar um comentário